Rotary Club de Balneário Capitólio realiza Concurso de Redação
Em 25 de outubro de 2023, em reunião festiva, o Rotary Club de Balneário Capitólio realizou a premiação das redações vencedoras do concurso promovido entre os alunos do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Coronel Lourenço Belo.
Entre 12 e 25 de setembro de 2023, o Rotary Club de Balneário Capitólio promoveu, em parceria com a Escola Estadual Coronel Lourenço Belo, um concurso de redação com o tema “Solidariedade criando esperança”, reflexo do tema rotário 2023-24: “Crie esperança no mundo”. Os propósitos da ação foram: estimular o exercício da produção escrita; trazer à reflexão a necessidade do espírito e ação solidários desde cada indivíduo; despertar o interesse em conhecer entidades que se dedicam à ação solidária. Tudo isso dentro do intento rotariano de promover ações reforçadoras de uma educação de qualidade, orientada para a produção de conhecimento e o fomento da paz e cooperação entre as pessoas.
Os participantes, alunos do Fundamental II, foram agrupados em duas categorias: 6º e 7º anos, com o estilo literário poesia; e 8º e 9º anos, com o estilo literário dissertativo-argumentativo. Das redações apresentadas, os professores da escola e a comissão julgadora selecionaram as três melhores redações de cada categoria. Foram os seguintes os alunos premiados:
Categoria 6º e 7º anos: 3º lugar: Sophia Alves Martins; 2º lugar: Leonardo Barros Bahia; 1º lugar: Yasmin Vitória Oliveira Calixto
Categoria 8º e 9º anos: 3º lugar: Vítor Ribeiro de Oliveira; 2º lugar: Taciane de Oliveira Bernardes; 1º lugar: Samuel Alves Miranda
Registram-se as presenças do Sr Edinaldo Cristino da Silva, Presidente do Rotary Club de Balneário Capitólio; Raquel Goulart de Miranda Diretora da Escola Estadual Coronel Lourenço Belo; Mariele da Rocha Barroso Supervisora; das Professoras Angélica Cristina Venâncio, Eliane Cristina Matos e Lívia Lopes França, além dos alunos vencedores do concurso de redação e seus familiares. O Rotary Club de Balneário Capitólio saúda não apenas os premiados, mas cada aluno e professor que se propôs participar, demonstrando interesse em auto aperfeiçoar-se, disposição para encarar desafios, criatividade, capacidade de associação de ideias e expressão escrita com poder de comunicação. Refletir sobre o mundo, problematizar e buscar caminhos para responder aos desafios é algo que se torna possível pelo processo educativo: a conquista de conhecimentos, habilidades e atitudes, a referência de bons exemplos, a consciência comunitária são fatores para criar esperança, e possibilitam ações para materializar a esperança de um mundo melhor.






